Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A História da Humanidade 2º

Eras e Períodos Geológicos


Acima, pedra esculpida do período Neolítico.
Abaixo, urna bicônica, do mesmo período.

   A crosta terrestre sofreu primeira solidificação há cerca de 3 bilhões de anos, quando apareceram condições favoráveis para o desenvolvimento das formas de vida mais primitivas. No entanto foi preciso esperar até o terceiro período da era Terciária, chamado Mioceno, para que que a Terra apresentasse essencialmente uma fisionomia semelhante a atual. Essa  transformação demorou  muito tempo (óbvio), já que se estima que Mioceno abrangeu entre 25 bilhões e 11 milhões de anos.


O período seguinte, o Quaternário começou a 1 milhão. E é o período mais importante, porque seu início marca o aparecimento do homem sobre a Terra.


Durante a fase final do período terciário (Plioceno) o clima foi relativamente cálido, apesar de a terra já ter começado a sofrer um esfriamento que se acentuou progressivamente e levou à primeira fase glacial, que marcou o começo do Quaternário. Durante esse período glacial, sucederam climas variados que afetam dramaticamente toda a vida no Planeta. Houve grandes acumulações de massa de gelo e neves nas montanhas e nas calotas polares , que alcançaram uma extensão muito maior que a atual . Em plena  glaciação de Würm, apareceram as primeiras formas definidamente sapiens

Cena de caça da gruta de Tortosilhas.
Ainda hoje: Cronologia Pré-histórica & O Surgimento do Homem. - Por Bilbo Bolseiro (Davi Marques). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário