Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Reabrindo a Porta da Frente do Blog Com Chave de Ouro. - A História da Humanidade (a série).

As Culturas Mais Antigas Da Humanidade:

Os antropólogos acreditam que o Homo Sapiens surgiu na África há cerca de 500 mil anos. Durante o período Paleolítico, ele aprendeu a utilizar fogo e a polir a pedra, e no Neolítico dedicou-se à agricultura e passou a viverem locais permanentes. A História começa com a invenção da escrita, e  os registros mais antigos  referentes a esse período, correspondente aos povos sumério e acádio, foram, foram encontrados na região da Mesopotâmia. Sucessivamente, apareceram as grandes culturas do Mundo Antigo. A civilização antiga Egípcia (Que falaremos em outra postagem da Série.) surgiu nas margens do Nilo em 3100 a.C., a cultura Hindu (que também não deixaremos de fora nas postagens seguintes da Série.) desenvolveu-se no vale do rio Indu a partir de 3000 a.C. e  o povo Chinês (Meu preferido e que também falaremos.) passou a ocupar a ocupar o Sul da Ásia a partir de 2100 a.C.

  • PRÉ-HISTÓRIA -

Origem do Homem.

   Desde a Antiguidade clássica o homem se perguntava sobre suas origens. Já os Gregos e os Romanos aludiam em suas obras a existência de homens pré-históricos . Em A vida dos Césares, Suetônio relatava que na ilha de Capri foram encontrados armas e restos ósseos de gigantes que viveram nos tempos remotos. Esses dados foram confirmados recentemente, já que nesta ilha se encontraram ossos de elefantes gigantescos, associados a um instrumental legítimo do período Paleolítico superior, tempo em que os primitivos habitantes da Europa desenvolveram uma cultura cujo traço mais notável foi a fabricação de pedras (sílex), talhadas em ambas a faces com um percussor.

A figura feminina, provavelmente

relacionada com o culta da 
fertilidade,

aparece nas representações desde o 

início da arte rupestre. Com dorso e

abdome avantajados, como esta
"Vênus", ou exibindo um corpo
estilizado, como a imagem de Lespugue,
todas foram criadas com um gracioso
ritmo formal e vigorosa criatividade.
   Em 1858, o naturalista inglês Charles Darwin publicou A origem das espécies por meio da seleção natural e, em 1871, A origem do Homem e da seleção Sexual. Ambas as obras deram um impulso decisivo ao estudo das origens do homem.
    Incentivados pela polêmica, o médico militar holandês Eugène Dubois decidiu começar, em 1891, a exploração da ilha indonésia de Java, em busca do "Elo perdido" entre o homem e o macaco (Não recomendo ver o Filme "O Elo perdido", ele é uma grande merda e não fala nada sobre o assunto.). O Resultado desta exploração foi a descoberta do homínido chamado de Pithecanthropus Erectus.
   Antes que aparecessem os testemunhos escritos, os dados para reconstruir a vida nas sociedades primitivas se limitavam exclusivamente às jazidas arqueológicas. As pesquisas devem realizar-se com extrema preocupação. Para evitar os equívocos. utilizam-se técnicas cada vez mais refinadas que limitam a margem de erro. Primeiro localiza-se a jazida, situada abaixo de alguns metros da terra. Depois, procura-se preserva-la, e a terceira etapa consiste em definir as modalidades sob as quais a pesquisa será feita. Em alguns casos, a estratigrafia desempenha um papel central se interpretada corretamente. As Jazidas com numerosos extratos marcam em geral a sucessão das diferentes fases culturais desenvolvidas nesse local
   Nas escavações atuais participam além de Arqueólogos, especialistas de diferentes áreas, incluindo antropólogos (para o exame dos dos ossos humanos), Geólogos (Analise do Terreno) e Topógrafos (relevos).

 Essa foi uma publicação escrita Por Bilbo Bolseiro (Davi Marques). Na próxima Publicação falaremos sobre Eras e Períodos geológicos. Até a Próxima "História da Humanidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário